Visão, Missão e Valores
são os três pilares de sustentação de uma empresa quando o assunto é Qualidade.
Conseqüentemente, refletem a importância da Qualidade para a empresa. Mas
afinal, o que são esses temas exatamente e como defini-los?
Dos três, o mais
importante em minha opinião é o tema “Valores”. Por isso acredito que eles
devem ser definidos primeiro e servirem de base ao desenvolvimento da Missão e
da Visão da empresa. Então, será esse o primeiro tema que abordarei:
Este é um aspecto da
liderança, muito falado, pouco compreendido, e pior, raramente aplicado com
propriedade. E muitas vezes não aproveitando a sua enorme potencialidade, como
demonstraremos.
Sempre que alguém da sua
empresa estiver em dúvida do que fazer, como agir, ou o que ou como decidir, em
que se apoiar numa decisão, deve recorrer a este conjunto: Missão, Visão e
Valores. Este é o principal papel deste conjunto.
- "O que são,
afinal, Missão, Visão e Valores (ou Crenças, ou Princípios)?"- ,
pergunta-me você?
- "Para que servem
Missão, Visão e Valores, afinal?"
- "Como redigir
cada um desses componentes? Há algum critério?"
- "Como usar, na
prática, a Missão, Visão e Valores para implantar uma “cultura” que ajuda a
definir o que a empresa é e a posição que ela ocupará na cabeça dos seus
clientes e empregados?"
Estas são perguntas
feitas freqüentemente a nós, para as quais daremos aqui nossas respostas, sob a
ótica da nossa visão, logo abaixo.
Missão
Basicamente, a missão
descreve a finalidade da empresa, o motivo de sua existência, a razão pela qual
se considera necessária ao mercado e a maneira como quer ser vista por ele.
Perceba que é mais do que apenas descrever o que a empresa faz – “Fabricamos
pesos para papel” não deve ser visto como uma missão, isso apenas diz o que a
organização produz. “Fazer pesos para papel com criatividade, originalidade e
senso estético, criando para você um produto que vai além de sua finalidade
básica, respeitando o meio ambiente e valorizando a cultura regional.” – agora
sim, temos um enunciado de missão que destaca a empresa como diferencial, e dá
orgulho a quem participa desse trabalho!
A missão deve responder
o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem.
O enunciado da missão é
uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa
perante os seus clientes:
- Por que a empresa
existe?
- O que a empresa faz?
- Para quem?
O propósito é algo com
muito mais significado do que a simples descrição do que é feito internamente;
a missão retrata a verdade de que o resultado da empresa é maior do que a soma
das partes do que é feito.
Visão
Futuro é a palavra que
norteia esse tema. Mas um futuro realista, objetivo! Daria para levar a sério
uma visão do tipo “Pretendemos nos tornar o único fabricante de pesos para
papel do mundo.”? – Claro que não!!! – A visão da empresa deve levar a quem lê
a possibilidade de se tornar real num futuro próximo. É o objetivo maior e
principal da empresa, aquele que deve ser considerado por todos como um destino
certo se tomarem o rumo indicado e fizerem a sua parte do processo.
Valores devem ser
permanentes, são a base de tudo, a espinha dorsal da empresa.
Missão e Visão podem
mudar, dependendo do contexto, da área de atuação, da linha de produtos e/ou
serviços, dos objetivos atingidos… Tem empresa que todo ano apresenta uma visão
diferente, um novo alvo, um objetivo de curto prazo. Nessas, a Visão é muito
dinâmica, e isso não cabe a todo tipo de organização.
O enunciado da visão é a
descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a
ser procurado:
- pelos esforços
individuais;
- pelos esforços das
equipes e
- pela alocação dos
recursos.
O enunciado da visão
deve conter tanto a aspiração, como a inspiração.
A aspiração de tornar-se
"algo", e a inspiração porque esse "algo" deve merecer e
valer a pena ser concretizado, deve-se sentir orgulho em participar da
construção dessa visão. Ou seja, deve ter luz suficiente (inspiração) para
apontar o caminho que leva à concretização da aspiração, como diz o meu guru
Alan Weiss.
A visão precisa ser
prática, realista e visível (nós não alcançamos aquilo que nós não vemos), pois
não passará de uma mera alucinação, se ela sugerir ou propuser resultados
inatingíveis.
Visão, também não tem
nada a ver com projetos ou sistemas, que devem ou se sonha verem implantados, a
visão não deve apontar quaisquer "comos", ou declarações de intenções
ou ainda de boa vontade.
A visão deve ter o
perfil que a empresa deve se tornar quando toda a boa vontade, intenções,
esforços, recursos e projetos, que se tem na cabeça e no coração, passarem
pelas mãos de todos os colaboradores para se tornarem realidade, por construção
conjunta.
O enunciado da visão,
além dos aspectos de aspiração e inspiração, de ser prática, realista e
visível, enfim deve facilitar a resposta às seguintes perguntas:
- No que a empresa quer
se tornar?
- Qual a direção é
apontada?
- Onde nós estaremos?
- O que a empresa será?
- Em que direção eu devo
apontar meus esforços?
- Eu estou ajudando a
construir o que?
- Os recursos investidos
estão levando a empresa para onde?
Valores
Você me pergunta:
- “E os valores?”
Valores são princípios,
ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e
decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas
responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão,
na direção da Visão.
Os valores também podem
ser vistos como um conjunto de crenças, ou princípios, que:
- definem e facilitam a
participação das pessoas no desenvolvimento da Missão, Visão e dos próprios
Valores;
- definem e facilitam a
articulação da Missão, Visão e Valores;
- facilitam a
colaboração entre os empregados;
- facilitam o
comprometimento dos empregados com o mercado, e
- facilitam o
comprometimento dos empregados com a comunidade e a sociedade.
O enunciado de cada
valor deve ser curto. Os valores são inegociáveis, e os mais perenes de uma
empresa.
O conjunto de valores
define a regra do jogo, em termos de comportamentos e atitudes, devendo conter
um subconjunto das respostas às perguntas abaixo:
- Como os empregados
devem se portar, individualmente?
- Como os empregados se
relacionam entre si?
- Como os empregados se
relacionam com os clientes?
- Como a empresa trata
seus clientes?
- Como a empresa faz
negócios?
- Como nos relacionamos
com a comunidade?
- Qual a nossa
responsabilidade frente à sociedade?
- Que valores, crenças
ou princípios são importantes para a empresa fazer o que faz, para quem faz, e
para o que ela quer se tornar?
Resumidamente, os
valores:
- Definem as regras
básicas que norteiam os comportamentos e atitudes de todos empregados.
- São as regras do jogo
para que, executando a Missão, alcancemos a Visão.
- São o suporte, o
estofo moral e ético da empresa.
E finalmente, mas não
finalizando: a construção de um conjunto de Missão, Visão e Valores, só é útil
se a prática do dia a dia, do presidente ao porteiro, mostra e demonstra ser
esse o conjunto de regras que regem a conduta do pessoal da sua empresa.
Caso contrário, é pura
perda de tempo, pois se o que se diz e o que se prega, é diferente do que se
faz; a Missão, a Visão e os Valores tornam-se somente um apanhado de letras,
caindo no vazio da rotina.
Por fim, o conjunto Missão, Visão e Valores serve também para
facilitar e promover a convergência dos esforços humanos, materiais e
financeiros.
Alie missão com visão – Feita a declaração de missão, o próximo
passo é definir a ‘visão’. “É a visão que estabelece, de maneira
pragmática, as metas que a empresa quer alcançar num determinado espaço de
tempo” .
Envolva os diversos setores - Cada área da empresa deve definir seus objetivos e metas de
trabalho específicos, de acordo com o que ficou estabelecido nas declarações de
missão e visão. Segundo o consultor, essa é a melhor forma de garantir sua
consolidação.
“Modelo padrão”
Ø Missão
Somos um restaurante especializado em combinar pratos do dia a dia com
qualidade nutritiva a fim de satisfazer as necessidades dos nossos clientes.
Ø Visão
Trabalhar com o propósito de alcançarmos a liderança no ramo
alimentício, superando todas as expectativas e levar saúde para o dia a dia das
pessoas.
De forma bem simples:
Missão a razão de ser da empresa.
Visão aonde a empresa deseja chegar no futuro
Missão a razão de ser da empresa.
Visão aonde a empresa deseja chegar no futuro
Good article. Please check these articles also.
ResponderExcluirwww.ABestPro.com
Best iPhone XS's running waist pack
Best iPhone XS's running waist pouch
Best iPhone XS's running waist pack with water bottle
Best iPhone XS's running belt
Best iPhone XS's best running belts for marathon
Best iPhone XS's running fanny pack target
Good article. Please check these articles also.
www.ABestPro.com
Best fish tanks for beginners
Best fish tanks to buy
Best aquarium tank manufacturer
Best aquarium tank brand
Best fish tanks in the world
Best 10 gallon fish tank starter kit