Fundamental para passar uma boa imagem institucional de qualquer empresa, o planejamento estratégico é cada vez mais comum e bem elaborado nas corporações de todo o mundo – possibilitando uma comunicação mais clara e, com isso, um maior entendimento e sinergia entre empresas, clientes, público-alvo e funcionários.
O instrumento serve para subsidiar no desenvolvimento de uma ferramenta de gestão que propiciará maior assertividade na condução da atividade empresarial.
O documento apresenta orientações voltadas para a elaboração do planejamento estratégico da empresa.
O planejamento determina que a empresa desenvolva seu conjunto de tarefas maiores, de maneira disciplinada e organizada, visando atingir objetivos que a levarão a um futuro melhor.
Por sua importância e abrangência, o planejamento deve ser desenvolvido pelo conjunto das principais lideranças da empresa, como forma de fortalecimento de ideias e intenções de maneira flexível.
Planejar estrategicamente significa compatibilizar as oportunidades oferecidas pelo ambiente externo às condições internas, favoráveis ou não, da empresa, de modo a satisfazer seus objetivos futuros.
Resumidamente, pode-se dizer que o planejamento enseja responder a três questões principais:
- Onde estamos?
- Para onde queremos ir?
- Como chegar lá?
Para tanto, faz-se necessário seguir uma linha de orientação do trabalho. Nesta publicação, conheça o que fazer em cada etapa do planejamento:
- Análise do cenário
- Definição de objetivos
- Definição de estratégias.
- Elaboração de um programa de ações.
Para tanto, faz-se necessário seguir uma linha de orientação do trabalho,
representada pelas etapas a seguir:
ANÁLISE DO CENÁRIO
Análise do Ambiente Interno:
Nesta etapa os responsáveis pelo planejamento deverão se ocupar
IDENTIFICAÇÃO:
Título: COMO ELABORAR UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
DO NEGÓCIO.
Processo Integrador: ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTO
ESTRATÉGICO OU PLANO DE
NEGÓCIO.
ORIENTAÇÕES SOBRE O INSTRUMENTO:
INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL 04110
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INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL
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da análise e constatação de pontos fortes, a serem capitalizados pela
empresa, e de limitações a serem corrigidas, tendo como foco aspectos
técnicos, financeiros, de infra-estrutura física, de recursos humanos,
dentre outros.
Análise do Ambiente Externo:
Significa a busca do entendimento das ameaças e oportunidades
que o macro ambiente propicia. Trata-se de reconhecer e considerar
a influência de fatores econômicos, sociais, políticos, de mercado e
outros no desenvolvimento da empresa.
A essência desta etapa, portanto, é resumida na identificação da forma e
grau com que os ambientes interno e externo poderão afetar a empresa na
conquista de seus objetivos.
DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS
É o momento em que a empresa examina seus dados históricos e projeta
suas metas futuras. É a resposta ao questionamento de “para onde queremos
ir”. Os objetivos devem ser quantificáveis ou, no mínimo, constatá-
veis. Precisam ainda estar relacionados com o horizonte de tempo.
De maneira geral se relacionam com aspectos ligados a faturamento, rentabilidade,
quantidade de filiais, posicionamento no mercado etc.
DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS
As estratégias podem ser definidas como sendo as formas através das
quais os objetivos serão atingidos. Estão, por isso, intimamente ligadas
aos objetivos, uma vez que definem o “como” a empresa caminhará em
direção às suas metas. Para cada estratégia estabelecida deverá haver, no
mínimo, um objetivo ao qual ela servirá.
Como pode ser notado, o planejamento se desenvolve de maneira racional,
de tal forma que as etapas venham a ser cumpridas organizadamente,
permitindo que revisões periódicas sejam realizadas sempre que o cenário
assim exigir.
Sua materialização, no entanto, somente se realizará com a criação de um
comitê interno de acompanhamento na empresa que também se ocupará
com a elaboração de um “Programa de Ações” que representa, em última
análise, a efetivação do detalhamento de cada uma das estratégias.
A fim de garantir a exeqüibilidade das ações, o comitê deve prover o programa
de indicadores de responsabilidade, explicitando data limite e eventuais
custos necessários à execução de cada uma das ações propostas.
É também de sua responsabilidade a revisão permanente de cenários,
como forma de evitar qualquer descompasso entre objetivos e estratégias
propostos no plano, relativamente aos indicadores oferecidos pelo ambiente.
Finalmente, cabe lembrar duas máximas relativas ao planejamento, sendo
a primeira aquela que diz não ser tão importante planejar e a segunda, que
estabelece a importância em não acreditar que, em tendo planejado, se
garantiu o sucesso.
Confira a seguir dez passos imprescindíveis para formar um planejamento estratégico de alta eficiência em sua empresa:
1. Determine a meta. O caminho pelo qual se deseja seguir é o ponto de partida do planejamento, e os objetivos de comunicação que se deseja alcançar devem ser bem estabelecidos.
2. Analise a organização. É necessário conhecer bem a empresa, identificando de maneira detalhada quais são os pontos fortes e fracos da corporação.
3. Determine missão, visão e valores da corporação. A definição de missão, valores e visão da empresa devem ser totalmente conhecidas, permitindo que o planejamento siga de acordo com tais políticas da organização.
4. Identifique seu público. Além da empresa, deve ser analisado, também, o público com o qual se deseja conversar; podendo definir os melhores caminhos para chegar aos principais objetivos.
5. Identifique os objetivos da ação. Demanda de mercado, interesses e políticas de relacionamento com stakeholders devem ser devidamente mapeados e identificados.
6. Dê importância à imprensa. A construção de um bom relacionamento com os profissionais da imprensa é essencial para o sucesso de qualquer planejamento estratégico que tenha foco na comunicação.
7. Defina objetivos, estratégias e metas. É fundamental ter estabelecidos quais são os objetivos que se deseja alcançar, quais são as ferramentas que se possui para isso e em quais prazos isso deve ser realizado.
8. Planeje a ação. Defina os planos que serão capazes de levar a empresa aos seus objetivos de maneira detalhada.
9. Faça a monitoração. Cronogramas podem ser uma boa opção para avaliar o andamento dos planos que estão sendo postos em prática.
10. Avalie os resultados. A partir do controle do planejamento, é possível avaliar os resultados da sua estratégia; modificando ou mantendo as ações que trouxeram bons ou maus resultados.
Fonte Sebrae
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